quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Pense Antes de Falar

Você alguma vez em uma discussão já falou ou que veio na cabeça sem pensar, disse tudo e pronto lavou a alma e acabou? O que ? Você faz sempre isso?

Será que vale a pena?

Depois parou para pensar se magoou o outro? 

Pois é, muitos dizem que se engolirmos tudo que temos para falar para alguém pode gerar o câncer, mas também se falarmos tudo assim da boca pra fora pode acabar doendo para os dois lados.

Ter tempo para pensar no que vai se dizer, medir as palavras, controlar a emoção, pode ser uma boa, por mais que tenhamos razão. Assim, evita-se a gritaria a baixaria pois ambos os lados acabam perdendo a razão e acaba que cada um vai para o seu lado com o problema do mesmo jeito que se iniciou sem resolver.

Nem todo mundo leva jeito para isso, mas não custa tentar não é?, ter uma conversa saudável onde cada um tem seu tempo para falar e ouvir, eu disse ouvir, pois quem escuta não assimila, entra por um ouvido e sai pelo outro, agora ouvir é refletir no que o outro diz, aceitar o ponto de vista do outro e conseguir colocar em pauta o seu e por fim conseguir com que a conversa tenha uma final por mais que não seja feliz, mas pelo menos decente e esperar... pois, em pouco tempo as coisas voltam ao normal. 

E se você não tem tempo para pensar em como vai resolver o problema ou realmente é uma pessoa estourada que tem essa necessidade de falar, falar e falar o que vem na cabeça pois assim te alivia e ponto doa a quem doer, faça! afinal é de sua personalidade e ninguém muda!

Se você é essa pessoa, PENSE nem que seja bem rápido... E se fosse o contrário eu iria gostar? 

Estando certo ou errado, a melhor opção muitas vezes é conter-se, pois fica mais fácil encontrar argumentos, e convencer o outro de que esta errado ou até mesmo convencer-se de que errou!

E independente do fim do assunto, as vezes pedir desculpas não é humilhante muito menos vai matar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário